Menu principal
Informar.pt nos países lusófonos
Pesquisa de cursos
Curso a procurar
Área de formação
Modalidade
Distrito
Agric., Silvicult. e Pescas - Noutras Áreas
Agricultura, Silvicultura e Pescas
Alfabetização
Ambientes Naturais e Vida Selvagem
Arquitectura e Const. - Noutras Áreas
Arquitectura e Construção
Arquitectura e Urbanismo
Artes
Artes - Noutras Áreas
Artes do Espectáculo
Artesanato
Audiovisuais e Produção dos Media
Belas-Artes
Biblioteconomia, Arquivo e Documentação
Biologia e Bioquímica
Ciência Política e Cidadania
Ciências da Educação
Ciências da Terra
Ciências da Vida
Ciências da Vida - Noutras Áreas
Ciências Dentárias
Ciências do Ambiente
Ciências Empresariais
Ciências Empresariais - Noutras Áreas
Ciências Farmacêuticas
Ciências Físicas
Ciências Físicas - Noutras Áreas
Ciências Informáticas
Ciências Militares
Ciências Sociais e Comp.- Noutras Áreas
Ciências Sociais e do Comportamento
Ciências Veterinárias
Comércio
Construção Civil e Engenharia Civil
Construção e Reparação Veículos a Motor
Contabilidade e Fiscalidade
Cuidados de Beleza
Desenvolvimento pessoal
Design
Desporto
Direito
Economia
Electricidade e Energia
Electrónica e Automação
Enfermagem
Eng. e Técnicas Afins - Noutras Áreas
Engenharia e Técnicas Afins
Enquadramento na Organização/Empresa
Estatística
Filosofia e Ética
Finanças, Banca e Seguros
Física
Floricultura e Jardinagem
Formação de Educadores de Infância
Formação de Prof. Áreas Disc. Específ.
Formação de Prof. do Ensino Básico
Formação de Prof./Form. e Ciências Educ.
Formação de Professores
Formação de Professores e Formadores
Formação Prof./Form. - Noutras Áreas
Gestão e Administração
Hist., Filosofia e Outras Ciências Humana
História e Arqueologia
Hotelaria e Restauração
Humanidades
Humanidades - Noutras Áreas
Indust. Texteis,Vestuário,Calçado,Couro
Indúst. Transformadoras - Noutras Áreas
Indústrias Alimentares
Indústrias Extractivas
Indústrias Transformadoras
Informação e Jornalismo
Informação e Jornalismo - Noutras Áreas
Informática
Informática - Noutras Áreas
Informática na Óptica do Utilizador
Jornalismo e Reportagem
Língua e Literatura Materna
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Marketing e Publicidade
Matemática
Matemática e Estatística
Matemática e Estatística - Noutras Áreas
Materiais (Madeira, Papel, Plástico, Vidro)
Medicina
Metalurgia e Metalomecânica
Não Especificada
Pescas
Produção Agrícola e Animal
Programas de Base
Protecção de Pessoas e Bens
Protecção do Ambiente
Protecção do Ambiente - Noutras Áreas
Psicologia
Química
Religião e Teologia
Saúde
Saúde - Noutras Áreas
Secretariado e Trabalho Administrativo
Segurança e Higiene no Trabalho
Serviços de Apoio a Crianças e Jovens
Serviços de Saúde Pública
Serviços de Segurança
Serviços de Segurança - Noutras Áreas
Serviços de Transporte
Serviços Domésticos
Serviços Médicos
Serviços Pessoais
Serviços Pessoais - Noutras Áreas
Serviços Sociais
Serviços Sociais - Noutras Áreas
Silvicultura e Caça
Sociologia e outros estudos
Tecnologia de Protecção do Ambiente
Tecnologia dos Processos Químicos
Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica
Terapia e Reabilitação
Trabalho Social e Orientação
Turismo e Lazer
Curso a distância individual
Curso b-learning turma
Curso e-learning individual
Curso e-learning turma
Curso presencial individual
Curso presencial turma
Não especificada
Açores
Aveiro
Beja
Braga
Bragança
Castelo Branco
Coimbra
Évora
Faro
Guarda
Leiria
Lisboa
Madeira
Não Especificado
On-line (e-learning)
Portalegre
Porto
Santarém
Setúbal
Viana do Castelo
Vila Real
Viseu
Loja Amazon
Publicação de Cursos
Serviços & Produtos
Publicidade
Serviço de LEADS
Bolsa de Formadores
Serviço de Inscrições
Nº de Utilizadores
Centros:
4132
Formandos:
28218
Formadores:
4295
Nº de Visitas
Este mês:
57295
Últimos 7 dias:
89868
Totais:
15786302
Nº de Cursos
Total:
55222
Em publicação:
21849
Nº de Acções
Total:
37172
Em publicação:
1174
Artigos
Informações
Sondagens
Opinião
Entidades Formadoras
Parceiros
Novidades Informar.pt
Facebook
Twitter
LinkedIn
YouTube
Blog
FAQ's
Links úteis
Pedido de Informação
Nome:
E-mail:
Telefone:
Habilitação:
Bacharelato
Doutoramento
Ensino Básico
Ensino secundário (12º anos)
Frequência Universitária
Inferior ao Ensino Básico
Licenciatura
Mestrado
Outro
Distrito:
Açores
Aveiro
Beja
Braga
Bragança
Castelo Branco
Coimbra
Évora
Faro
Guarda
Leiria
Lisboa
Madeira
Não Especificado
On-line (e-learning)
Portalegre
Porto
Santarém
Setúbal
Viana do Castelo
Vila Real
Viseu
Mensagem:
Li e aceito os
termos e condições
do portal Informar.pt.
Recepção de publicidade e de marketing
Curso
Share
|
Curso de Formação
Formação Pedagógica Inicial de Formadores (B-Learning)
Consultua - Ensino e Formação Profissional
Área de formação:
Formação de Professores e Formadores
Financiamento:
Não Financiado
Modalidade:
Curso b-learning turma
Tipo de Certificação:
Outro
Tipo de Formação:
Outro
Distrito:
Vila Real
Regime Horário:
Misto
Preço do curso:
160,00 €
Preço sócio:
140,00 €
Duração do curso:
Número de horas:
0
Ficha do curso:
Ficha inexistente
Objectivos do curso:
Objectivos gerais: Avaliar o perfil do/a formador/a face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
-Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
-Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
-Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.
Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:
-Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
-Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
-Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
-Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
-Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
-Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
-Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.
Refletir sobre os sistemas de formação:
-Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional. Objectivos específicos: M1:
•Caracterizar os sistemas de qualificação com base nas finalidades, no público-alvo, nas tecnologias utilizadas e no tipo e modalidade de formação pretendida;
•Identificar a legislação, nacional e comunitária, que Regulamenta a Formação Profissional;
•Enunciar as competências e capacidades necessárias à atividade de formador;
•Discriminar as competências exigíveis ao formador no sistema de formação;
•Identificar os conceitos e as principais teorias, modelos explicativos do processo de aprendizagem;
•Identificar os principais fatores e as condições facilitadoras da aprendizagem;
•Desenvolver um espírito crítico, criativo e empreendedor.
M2:
•Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação;
•Identificar os aspetos pedagógicos considerados mais importantes no processo de ensino- aprendizagem;
•Propor soluções alternativas, apresentar sugestões de estratégias pedagógicas diversificadas;
•Exercitar competências de análise e de autoanálise relativamente a comportamentos observados no desenvolvimento de uma sessão de ensino-aprendizagem.
M3:
•Compreender a dinâmica formador-formandos-objeto de aprendizagem, numa perspetiva de facilitação dos processos de formação;
•Compreender os fenómenos psicossociais, nomeadamente o da liderança, decorrentes nos grupos em contexto de formação;
•Gerir diferentes grupos de trabalho, com fortes condições de potenciar a discriminação e bloquear a aprendizagem;
•Compreender a dinâmica da individualidade de aprendizagem no seio de um grupo de trabalho;
•Reconhecer a importância do mediador de grupos de trabalho.
M4:
•Escolher e a aplicar as técnicas e os métodos pedagógicos mais adequados aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
•Descrever as vantagens e importância da criatividade em meio pedagógico;
•Identificar estratégias inclusivas de públicos diferenciados;
•Identificar vantagens e desvantagens da aplicação das diferentes técnicas pedagógicas em contextos diferenciados.
M5:
•Distinguir finalidades, metas, competências, objetivos gerais e objetivos específicos;
•Redigir objetivos pedagógicos em termos operacionais;
•Hierarquizar objetivos segundo os domínios do saber;
•Planificar momentos de ensino-aprendizagem;
•Identificar os princípios orientadores para a conceção e elaboração de planos de unidades de formação;
•Preencher fichas de planificação da formação (plano de ação de formação/ módulo/ sessão).
M6:
•Selecionar, conceber e adequar os meios pedagógico-didáticos, em suporte multimédia, em função da estratégia pedagógica adotada;
•Conceber, adequar e utilizar apresentações multimédia;
•Compreender a dinâmica e importância do PowerPoint como modelo de apresentação;
•Criar apresentações em PowerPoint tendo em conta as respetivas regras de elaboração.
M7:
•Compreender as mudanças evolutivas do Ensino a Distância;
•Identificar as características e as vantagens do e-learning;
•Compreender o funcionamento das Plataformas de suporte da formação a distância;
•Identificar regras de formação através da Internet;
•Reconhecer a importância do e-formador/e-mediador no processo formativo a distância;
•Identificar e aplicar os mecanismos/softwares de comunicação online;
•Desenvolver uma formação utilizando as Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem para suporte de materiais.
M8:
•Distinguir diferentes níveis de avaliação dos resultados de formação;
•Construir e aplicar instrumentos de avaliação em função dos objetivos previamente definidos, que permitam verificar e controlar os resultados da aprendizagem, a eficiência e a eficácia da formação;
•Identificar causas de subjetividade na avaliação;
•Aplicar um método sistémico e evolutivo de análise de resultados de formação;
•Propor medidas de regulação, com vista à melhoria do processo de formação.
M9:
•Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação;
•Identificar os aspetos pedagógicos considerados mais importantes no processo de ensino- aprendizagem;
•Propor soluções alternativas, apresentar sugestões de estratégias pedagógicas diversificadas;
•Exercitar competências de análise e de autoanálise relativamente a comportamentos observados no desenvolvimento de uma sessão de ensino-aprendizagem;
•Comparar o nível de competências pedagógicas adquiridas ao longo do processo formativo, com o nível de desempenho demonstrado no início da ação;
•Elaborar uma síntese e avaliação dos processos formativos vivenciados;
•Construir percursos para autoformação (traçado de percursos individuais de formação).
Conteúdo Programático:
M1
M2
M3
M4
M5
M6
M7
M8
M9
Destinatários:
Idade mínima: 18
Idade máxima: 99
Habilitações mínimas:
3º ciclo (9º ano)
Habilitações específicas:
Formadores:
Observações:
Subscreva alertas de novas acções deste curso
Não existem acções previstas para este curso.
Faça a sua candidatura.
Não encontrou o curso?
Solicite aos nossos membros.
© Copyright 2008 -
INSIA
- Todos os direitos reservados